domingo, 18 de dezembro de 2011

Top 10: Os lançamentos mais aguardados de 2012

E o blog começa hoje sua primeira seção com data fixa, o Top 10. Todos os domingos, esperem encontrar aqui um pouco da minha visão pessoal do cinema em forma de algo que o ser humano por algum motivo tem uma atração inexplicável, as listas. E nada mais fim de ano do que fazer listas, não é mesmo? De qualquer forma, queria estrear esta parte do blog olhando para a frente, para o ano de 2012 que irá chegar em menos de duas semanas. Hoje, vamos falar de alguns dos mais aguardados lançamentos que deverão chegar aos cinemas no ano que vem, e por que eles são tão esperados.

Obs.: As supostas datas de lançamento foram extraídas do site do grupo Severiano Ribeiro. Acreditem nelas, ou não (eu mesmo não levo muita fé).

Menções honrosas: Cavalo de Guerra, Histórias Cruzadas, Sherlock Holmes 2: O Jogo das Sombras, Os Vingadores

10 - Prometheus
Diretor: Ridley Scott
Suposta data de lançamento: junho de 2012

Trinta anos depois de Blade Runner, Ridley Scott volta ao gênero que o consagrou, a ficção científica. Originalmente, Prometheus seria uma prequel para Alien, o melhor filme - e primeiro - a misturar terror com ficção científica. Porém, eventualmente a ideia foi sendo abandonada e é incerto o quanto de Alien o novo projeto terá. De qualquer forma, pelo pôster e pelas imagens promocionais divulgadas, é possível ver que os elementos de terror estarão presentes em alguma intensidade no filme. No elenco, estão Charlize Theron, Noomi Rapace, Michael Fassbender e Guy Pearce.

9 - Tão Forte e Tão Perto
Diretor: Stephen Daldry
Suposta data de lançamento: março de 2012

Adaptado de um livro de Jonathan Safran Foer, Tão Forte e Tão Perto promete fazer uma abordagem emocional dos Estados Unidos pós-11 de setembro. Michael Horn interpreta um garoto que tenta reconstruir sua vida ao lado de sua mãe após a morte do pai no atentado às Torres Gêmeas. Para isso, ela cruza Nova York em busca de uma caixa contendo um segredo do pai, que lhe deixou a chave que a abre antes de morrer. O trailer promete um bom filme. O elenco ainda conta com Tom Hanks, Sandra Bullock, Max Von Sydow e Viola Davis.

8 - A Invenção de Hugo Cabret
Diretor: Martin Scorsese
Suposta data de lançamento: fevereiro de 2012

Scorsese faz aqui um filme completamente fora de seus padrões: Hugo Cabret é um filme infantil, de fantasia e filmado para ser rodado em 3D. A fábula conta a história do personagem título, um garoto que vive sozinho numa estação de trem de Paris na década de 1930 e ama os filmes de George Méliès. Hugo possui um projeto secreto herdado de seu pai, um autômato, cujo único componente faltando é uma chave em forma de coração que o faria funcionar. Em sua jornada para fazer a máquina funcionar, Hugo conhece Isabelle, a neta do dono de uma loja de brinquedos que o ajudará de uma maneira inesperada para todos. No elenco, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ben Kingsley e Sacha Baron Cohen.

7 - O Espião que Sabia Demais
Diretor: Tomas Alfredson
Suposta data de lançamento: janeiro de 2012

Mais um filme da leva de adaptações de livros, dessa vez de um romance do mestre do thriller de espionagem John Le Carré. Gary Oldman vive George Smiley, espião da Circus, agência britânica de espionagem, forçado a se aposentar após um fracasso em uma importante missão. O que Smiley logo descobre, porém, é que existe um sabotador infiltrado entre os espiões da Circus, que foi responsável pelo fracasso em sua missão, e parte numa jornada para encontrar e desmascarar o agente duplo. Outro motivo para ver o filme: Tomas Alfredson é o diretor do terror sueco Deixa Ela Entrar, melhor filme de terror dos últimos tempos. O elenco tem ainda Colin Firth e Mark Strong.

6 - Drive
Diretor: Nicolas Winding Refn
Suposta data de lançamento: janeiro de 2012

Tecnicamente falando, Drive é um filme de 2011, tendo inclusive sido exibido no festival de Cannes, onde ganhou o prêmio de direção, mas a estreia brasileira só vai acontecer mesmo em 2012. Ryan Gosling interpreta um motorista contratado por gângster e mafiosos para fazer fugas rápidas de cenas de crime. O filme foi um dos maiores sucessos internacionais de 2011 e tem um grande elenco formado por Albert Brooks, Carey Mulligan, Ron Perlman e Cristina Hendricks.

5 - As Aventuras de Tintin
Diretor: Steven Spielberg
Suposta data de lançamento: janeiro de 2012

Spielberg dirige essa ambiciosa animação em captura de movimentos baseada no personagem criado pelo belga Hergé. Os personagens mais famosos do universo do personagem estarão na adaptação, incluindo o carismático capitão Haddock. Nem é preciso dizer muita coisa a respeito desse filme: é Steven Spielberg e uma das figuras mais famosas dos quadrinhos. Quer mais? A produção é de Peter Jackson. Forneceram seus movimentos para o filme Jamie Bell, Andy Serkis e Daniel Craig.

4 - Valente
Diretor: Mark Andrews
Suposta data de lançamento: julho de 2012

Pixar. O nome que torna qualquer descrição posterior desnecessária. Mas se é pra animar ainda mais um pouquinho a legião de fãs do estúdio, Valente possui alguns fatos interessantes. É o primeiro filme deles a ter uma mulher como protagonista, e o terceiro centrado em seres humanos, depois de Os Incríveis (que bem, não eram quaisquer seres humanos) e Up. E também é a chance do estúdio apagar das nossas mentes que esse ano teve Carros 2 (por que não uma continuação de Os Incríveis, Pixar? Logo Carros?). Vozes de Kelly McDonald, Julie Walters, Robbie Coltrane e Emma Thompson (fun fact: todos os mencionados atuaram na série Harry Potter).

3 - Os Descendentes
Diretor: Alexander Payne
Suposta data de lançamento: fevereiro de 2012

Alexander Payne é um dos diretores mais badalados de Hollywood da atualidade. Em Os Descendentes, seu mais recente e badalado filme, ele nos apresenta o drama familiar de um rico milionário interpretado por George Clooney, o típico cara que tem tudo menos o amor da família. Sua vida muda completamente quando a esposa entra em coma após um acidente e ele precisa desesperadamente encontrar um meio de se conectar com suas duas filhas. O cenário do filme é a bela ilha de Kaua'i, na história propriedade do personagem de Clooney. No elenco ainda estão Shailene Woodley, Matthew Lillard e Beau Bridges.

2 - O Artista
Diretor: Michel Hazanavicius
Suposta de lançamento: Chegou a aparecer como fevereiro no site do Severiano Ribeiro, depois desapareceu. Então descobri que não há mais previsão. Apenas preocupante.

Imagine uma produção francesa, com diretor e atores principais desconhecidos. Agora fique sabendo que o filme é rodado em preto-e-branco. Ah, claro, é mudo também. Não, não estou falando de um filme de 1915, mas sim de um de 2011. O Artista tinha tudo para passar batido pelos cinemas, mas isso não aconteceu. O filme é um dos candidatos ao Oscar, foi indicado a seis Globos de Ouro e as críticas são unanimemente positivas. O elenco é formado por Jean Dujardin, Berenice Bejó, John Goodman e Penelope Ann Miller. Candidato a melhor estreia de 2012 (se ela vier a acontecer, claro).

1 - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Diretor: Christopher Nolan
Suposta data de lançamento: julho de 2012

Ou então, algo me diz que esse daqui vai ser o melhor do ano. A maneira como Nolan vem conduzindo a saga de Batman em sua trilogia tem sido genial até aqui. O Cavaleiro das Trevas é o melhor filme de super-herói de todos os tempos com um abismo de distância para seus concorrentes. Em 2012, teremos a parte final da série realizada pelo diretor, que chegará aos cinemas num clima de imensa expectativa. Além dos atores que já apareceram nos dois primeiros filmes e que reprisarão seus papéis - Christian Bale, Michael Caine, Gary Oldman e Morgan Freeman - o elenco ainda terá Anne Hathaway como a Mulher Gato, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt e Marion Cottilard. Sinto cheiro de recorde de bilheteria em estreias em se aproximando.

2 comentários:

  1. Gostei da menção ao Tintin e Batman, mas nada dos Vingadores na lista?

    [http://quadrinhospraquemgosta.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  2. Estou na torcida por O Artista. Talvez o Grupo Estação encare o desafio de pôr em circuito um filme desses quando estivermos mais perto do Oscar.

    ResponderExcluir