terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O que esperar da noite do Oscar

Fevereiro chegou e com ele a reta final da temporada de premiações. Basicamente falta quase nada de relevante acontecer até a noite do Oscar. Esse domingo, o Bafta anuncia seus vencedores, e embora eles antecipem muitas vezes algumas surpresas que ocorrerão na entrega dos prêmios de seu irmão americano, no geral a premiação inglesa segue seu próprio caminho. Talvez mais revelador seja o Writers Guild Award dia 19, consagrando alguns dos melhores roteiros de 2011 e servindo como ótimo termômetro para o Oscar. Mas a verdade é que até o dia 26 pouca coisa de novo ocorrerá, de modo que já podemos fazer algumas previsões com mais clareza. Obviamente, a arte de se fazer previsões é incrivelmente falha e, em se tratando do Oscar, tudo pode acontecer, mas vou tentar ao longo desse post apresentar o que é mais provável acontecer no dia da cerimônia. E vale avisar que isso não são minhas previsões oficiais - elas só saem mesmo na véspera, dia 25.

- Melhor filme: Não vejo derrubando O Artista. Honestamente, ninguém mesmo. O filme levou o Globo de Ouro de Comédia, Producers Guild Award, o Directors Guild Award e deve levar o Bafta domingo. Os únicos que ainda possuem uma chance são A Invenção de Hugo Cabret (o filme mais indicado, embora isso não signifique necessariamente muita coisa) e Os Descendentes (vencedor do Globo de Ouro de Drama, o que na última década foi mais uma maldição do que uma benção), mas até mesmo uma vitória de um dos dois seria um choque.

- Melhor diretor: Michel Hazanavicius é a aposta lógica, mas eu ainda consigo ver Scorsese roubando a cena no final. A favor de Scorsese contam seus status de lenda do cinema e seu oponente ser virtualmente desconhecido (mais uma vez, isso não atrapalhou em nada Tom Hooper ano passado...). Ainda assim, o diretor de O Artista tem tudo para ganhar, especialmente depois de levar o Directors Guild Awards.

- Melhor ator: Há algumas semanas atrás, George Clooney estava imbatível, mas Jean Dujardin ganhou uma força incrível na disputa, o que sem dúvida animou as coisas. Ainda aposto em Clooney, mas não vou ficar nada surpreso se Dujardin levar, e posso mudar minhas previsões té dia 25.

- Melhor atriz: A briga entre Meryl Streep e Viola Davis promete ser a melhor da temporada. Streep sempre bate na trave e eu tenho a sensação de que esse ano não vai ser diferente. Viola Davis está num papel que basicamente obriga os membros da Academia a dar o Oscar a ela, além de ser uma atriz maravilhosa, claro. Glenn Close, que há alguns meses era favorita, vai provavelmente apenas aproveitar o show (pela sexta vez...).

- Melhor ator coadjuvante: Christopher Plummer. E fim. Se quiserem fingir alguma emoção, a inclusão surpresa de Max Von Sydow no último segundo pode significar alguma concorrência - os dois têm a mesma idade, nunca ganharam um Oscar, tem dezenas de filmes no currículo e por aí vai. Mas Plummer é o favorito desde sempre e não vai cair agora.

- Melhor atriz coadjuvante: É loucura apostar em qualquer outra pessoa que não Octavia Spencer. Ela ganhou todos os prêmios até aqui e ainda pode se beneficiar de membros se sentindo culpados por não dar o Oscar para Viola Davis resolvendo recompensar Histórias Cruzadas por meio dela. Qualquer que seja o caso, ela deve ganhar. A úncia concorrente talvez seja Berenice Béjo, que pode se beneficiar caso O Artista faça uma lavada dia 26, o que não acho que vai ser o caso. Jessica Chastain deve ter sido premiada por seu ano mágico no cinema apenas com a indicação, mesmo.

- Melhor roteiro original: Meia-Noite em Paris deve levar. É o filme de Allen mais querido pelos críticos desde... Tiros na Broadway? Allen deve ganhar seu terceiro Oscar por roteiro aqui e quarto no geral. Só perde, como disse no caso acima, se O Artista vier arrasador e ganhar aqui também.

- Melhor roteiro adaptado: Uma disputa acirrada entre Os Descendentes e O Homem que Mudou o Jogo. O Writers Guild Awards deve desempatar. Meu voto por enquanto está com Os Descendentes porque eles amam Alexander Payne - e se Clooney perder o Oscar, eles podem compensar o filme aqui, acreditem, a Academia faz essas coisas de vez em quando, e não existe maior prêmio de consolação que Oscar de Melhor Roteiro.

- Melhor montagem: Diferente de outros anos, estou completamente no escuro nessa categoria. O filme com mais pinta de vencedor, Os Homens que Não Amavam as Mulheres, não está indicado a Melhor Filme, e essa é a categoria técnica que mais casa com o prêmio máximo. Estou inclinado a apostar em O Artista por ele ser o favorito da noite, mas tenho a sensação de que o filme de Fincher pode ganhar seu único Oscar da noite aqui.

- Melhor fotografia: Havendo justiça, Emmanuel Lubezki já estaria com seu Oscar em casa por A Árvore da Vida aqui. Logo, ele não vai ganhar. Minha aposta vai para A Invenção de Hugo Cabret, que afinal deverá ganhar alguns prêmios técnicos. Mas mantenho uma fézinha em Lubezki.

- Melhor direção de arte: Uma categoria onde quanto mais, melhor. A Invenção de Hugo Cabret deve levar, com Harry Potter na cola, mas razoavelmente distante.

- Melhor figurino: Outro quanto mais, melhor. E na dúvida ainda, vá para o filme que se passa mais no passado. Eu nunca acerto aqui, então vou chutar que Hugo e O Artista tem chances, mas quem tem mais cara de vencedor, olhando as premiações anteriores, é Jane Eyre.

- Melhor maquiagem: Adivinhem: quanto mais, melhor. Por isso acho que Harry Potter é o favorito aqui, seguido de perto por A Dama de Ferro (que é mais sutil e talvez precisasse de um Oscar para Streep para ganhar impulso).

- Melhores efeitos especiais: Embora abundância também seja importante aqui, ser indicado a melhor filme conta muito a favor. Hugo tem uma ligeira vantagem, mas o prêmio pode ser sentimental e ir para Harry Potter ou premiar realmente quem usou e abusou de efeitos, no caso, Planeta dos Macacos: A Origem.

- Melhor mixagem de som: Sinto que vai dar Cavalo de Guerra, mas também tô um pouco no escuro nessa categoria. Minha aposta então é a mais segura. Não curti nada o filme de Spielberg, mas sendo imparcial, o departamento de som fez seu trabalho muito dignamente.

- Melhor edição de som: Repito tudo que disse acima, também aposto em Cavalo de Guerra. Especialmente porque a Academia tende a premiar o mesmo filme nas duas categorias.

- Melhor trilha sonora: Essa eu diria que é certa para O Artista. Talvez Hugo crie alguma concorrência, mas eles não vão resistir em premiar a trilha que é basicamente o único som ouvido ao longo do filme que eles vão consagrar como o melhor do ano.

- Melhor filme estrangeiro: Essa categoria vive surpreendendo, mas acho que é seguro dizer que A Separação está firme em seu status de favorito.

- Melhor animação: Depois da esnobada terrível, mas previsível, em Tintim, Rango está com campo livre para marcar seu gol e levar o Oscar, ainda mais olhando seus fracos concorrentes num ano extremamente sem graça para animações.

Não vou me arriscar em documentários e curtas pois afinal essas são aquelas categorias que ferram com o bolão de todo mundo. Quanto a todas as outras, apontei o que é mais provável de vir a acontecer dia 26. Mas se surpresas acontecerem, e acredite, acontecerão, não me culpe: afinal, é disso que o Oscar é feito.

Um comentário:

  1. Gostei muito das suas impressões, Gabriel. Estou meio desligada das notícias sobre a premiação deste ano, mas fiquei mais a par com seu post! *-* Assisti ontem ao filme Os Descendentes e estou torcendo para que ganhe melhor roteiro adaptado. George Clooney também está impecável. Não deve levar o Oscar de melhor filme, mas é ótimo!

    Beijo!!

    Lu

    ResponderExcluir