sexta-feira, 16 de março de 2012

As estreias do cinema em 2012

Com o primeiro trimestre de 2012 já se aproximando de seu fim, cada vez mais começam a surgir várias notícias em sites, fóruns e meios especializados sobre os lançamentos programados para os próximos meses. Embora essa seja uma época do ano - entre o Oscar e as férias de meio de ano - em que os cinemas costumam ver uma diminuição de seu número de frequentadores e poucas grandes estreias sejam anunciadas, é também um período de muitas especulações e ansiedade para quem gosta de filmes. Pensando nisso, decidi fazer uma compilação do que de mais importante ou aguardado está marcado para estrear, ainda que lá fora, até dezembro. Prepare-se, então, para fazer sua própria lista de filmes mais aguardados do ano.


Para começar, nada como os bons e velhos blockbusters. Nesse quesito, três filmes se destacam como os mais comentados desde o ano passado. O primeiro deles é O Hobbit, antecessor (ou, como diria-se na linguagem corrente, prequela - horrível, eu sei) de O Senhor dos Anéis. O filme será dirigido pelo realizador da trilogia Peter Jackson e tem no elenco Ian McKellen, Ian Holm e Andy Serkis reprisando seus papéis e Martin Freeman assumindo como o jovem Bilbo. O filme só compete em pré-popularidade com O Cavaleiro das Trevas Ressurge, último filme da genial trilogia do defensor de Gotham City imaginada por Christopher Nolan. As estrelas dos dois primeiros filmes retornam: Christian Bale como o cavaleiro mascarado, Gary Oldman como o comissário Gordon, Michael Caine como Alfred, Morgan Freeman como Lucius Fox. Além deles, há a adição de Anne Hathaway como a Mulher-Gato, Joseph Gordon-Levitt e Tom Hardy. Outro sucesso de notícias é Os Vingadores, aguardada reunião de super-herois da Marvel, que reunirá o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffallo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson) sob o comando de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Ainda no campo de super-herois, atenção para o reboot da série Homem-Aranha, com Andrew Garfield assumindo o papel principal. O elenco traz ainda Emma Stone, Sally Field e Martin Sheen.

Nas animações, o destaque óbvio é Valente, sendo considerado por muitos "o retorno da Pixar", em especial após o fracasso - em termos de crítica, claro, mas não de público - de Carros 2. Dessa vez, a protagonista é, pela primeira vez, uma mulher. Fãs do estúdio, eu incluído, já estão enlouquecendo a cada novidade sobre o filme. Também é bom manter olho vivo com Frankweenie, nova animação dirigida por Tim Burton, depois de A Noiva Cadáver. Podemos esperar algo bem sombrio, obviamente. Tim Burton também lançará outro filme, este um live action chamado Dark Shadows, baseado numa famosa soap opera dos anos 1960. No filme, Johnny Depp interpretará um vampiro que acorda depois de 200 anos, em nosso mundo moderno. No elenco ainda estão Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer e Chloë Grace Mortez.

Alguns dos melhores diretores em atividade também tem estreias programadas, para empolgação de muita gente. É o caso de Tarantino, que fará sua homenagem aos faroestes clássicos com Django Unchained. Jamie Foxx interpretará o protagonista, auxiliado por um elenco de peso formado por Leonardo DiCaprio, Christoph Waltz, Sacha Baron Cohen e Samuel L. Jackson. Walter Salles, um dos mais famosos diretores brasileiros mundo afora, continua sua investida no cinema de Hollywood com On the Road, adaptação do clássico livro de Jack Kerouac. Contando com protagonistas relativamente desconhecidos, com exceção de Kristen Stewart, entre os nomes de apoio figuram Viggo Mortensen, Kirsten Dunst e Amy Adams. Depois de A Árvore da Vida, Terrence Malick planeja lançar outro filme em 2012 - o que, caso se realize, será o menor intervalo na entre duas produções na filmografia do diretor. O projeto ainda não tem nome e está cercado de mistérios, mas como Malick é um dos diretores mais competentes da atualidade, o que justifica a empolgação.

Mais definidos estão os projetos de dois diretores que ganharam o Oscar recentemente. Tom Hooper, ganhador por O Discurso do Rei, lançará uma adaptação em formato de musical de Os Miseráveis, clássico de Victor Hugo. A produção será protagonizada por Hugh Jackman, Russel Crowe, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter. Já Kathryn Bigelow, a vencedora por Guerra ao Terror, fará uma nova excursão ao Oriente Médio narrando os eventos que levaram à morte de Osama Bin Laden em 2011. O filme está sendo divulgado como Zero Dark Thirty e o nome de Jessica Chastain, indicada ao Oscar esse ano, já foi vinculado à produção. Para fechar esse apanhado, que acreditem, foi bem sucinto, impossível deixar de destacar Lincoln, versão da vida do famoso presidente americano pensada por Steven Spielberg, estrelada pelo monstruoso Daniel Day-Lewis no papel principal e por Sally Field, Joseph Gordon-Levitt e Tommy Lee Jones. Menções honrosas vão para Pi, de Ang Lee (O Tigre e o Dragão, O Segredo de Brockeback Mountain), e The Master, de Paul Thomas Anderson (Sangue Negro).

E então, caro leitor, empolgou-se com algo? Quais são suas estreias mais aguardadas? 2012 está parecendo despontar com bastante beleza no horizonte do cinema. Vamos esperar que esses filmes sustentem todas as expectativas depositadas neles, além de esperar, é claro, por boas surpresas.

0 comentários:

Postar um comentário