domingo, 11 de março de 2012

Top 10: As maiores heroínas do cinema

Dia 8 de março foi o Dia Internacional da Mulher. Há quem não goste nada da data, por uma série de razões, mas isso não vem ao caso aqui. O fato é que ela me levou a uma reflexão sobre o papel das mulheres no cinema desde sua criação: no processo de criação, no momento da produção, na frente ou detrás das câmeras. Como em vários outros setores da sociedade, a participação feminina dentro do cinema foi sendo ampliada aos poucos, experimentando um grande crescimento nas últimas décadas. Ainda assim, é inegável que a maior parte dos diretores, roteiristas, diretores de fotografia, montadores, produtores e etc são homens. De qualquer forma, há mais condições agora, sem dúvida, para mulheres se destacarem na indústria do que a algum tempo atrás. Mais do que isso, até pouco tempo os papéis fortes femininos no cinema eram raros. Quase sempre as histórias eram contadas do ponto de vista masculino, e embora consigamos achar exemplos do contrário desde os primórdios de Hollywood, eles eram exceções e não o padrão. De fato, a presença de uma heroína feminina em um filme era extremamente raro. Dessa forma, como uma singela homenagem, separei  o top 10 de hoje para listar as heroínas mais marcantes, significativas ou simplesmente mais legais da história do cinema. O resultado você confere abaixo:

10 - Jackie Brown
Interpretada por Pam Grier em Jackie Brown, de Quentin Tarantino

Quase uma anti-heroína e definitivamente uma das poucas negras a assumir uma posição assim em Hollywood, a personagem-título do filme mais sub-apreciado de Tarantino é também a personagem mais complexa de sua filmografia. E, com uma habilidade sem igual de dar uma volta na dupla de traficantes interpretada por Samuel L. Jackson e Robert De Niro, uma das mais legais também.


9 - Nikita
Interpretada por Anne Parillaud em Nikita, de Luc Besson

Um dos raros exemplos de heroína do cinema europeu que conquista outras partes do mundo, a fama da criminosa transformada em agente do governo foi tão grande que deu origem a dois seriados, um atualmente em exibição.


8 - Hit-Girl
Interpretada por Chloë Grace Moretz em Kicks-Ass, de Matthew Vaughn

A politicamente incorreta Hit-Girl se destaca nessa lista por, bem, além de ter 11 anos, ser também a única e exclusiva razão pela qual o protagonista de seu filme consegue se manter vivo. Criada pelo pai com um treinamento quase militar, ela torna Kick-Ass um filme ainda melhor.


7 - Lisbeth Salander
Interpretada por Rooney Mara em Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de David Fincher

Sociopata, hacker e traumatizada por um histórico de abusos, Lisbeth Salander está longe de ser, por essência, uma pessoa encantadora. Mas seu senso de justiça e sua insubmissão a violência, em especial contra as mulheres, a tornam uma heroína de respeito.


6 - Yu Shu Lien
Interpretada por Michelle Yeoh em O Tigre e o Dragão, de Ang Lee

Lutadora marcial da China medieval, Yu Shu Lien é também muitas vezes o apoio e socorro que falta a Li Mu Bai, amigo e paixão de sua vida. Sua perícia na luta é uma das muitas graças desse belíssimo filme.


5 - Beatrix Kiddo, ou simplesmente A Noiva
Interpretada por Uma Thurman em Kill Bill, de Quentin Tarantino

Incansável em sua busca de vingança contra o Bill do título, seu ex-amante que ordenou seu assassinato, seus trajes, seu estilo de luta e sua determinação viraram rapidamente icônicos e conquistaram para ela um lugar de honra nessa lista.


4 - Sarah Connor
Interpretada por Linda Hamilton em O Exterminador do Futuro, de James Cameron

De vítima indefesa a gradualmente protetora incondicional de seu filho e guerreira de sangue-frio, Sarah Connor é outra personagem dessa lista a dar origem a uma série de televisão, que tenta explorar um pouco da audácia dessa líder da resistência contra às máquinas.


3 - Clarice Starling
Interpretada por Jodie Foster em O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme

Starling já teve várias releituras no cinema, mas a versão de Jodie Foster para a policial ainda é a melhor de todas. Enfrentando com coragem Hannibal Lecter e outro perigoso psicopata, Starling é uma das heroínas mais fortes e críveis do cinema.


2 - Princesa Leia
Interpretada por Carrie Fisher em Star Wars, de George Lucas

A primeira musa nerd é ainda uma das heroínas mais representativas do cinema. Sem medo de pegar em armas e entrar no meio da batalha, Leia e seu penteado particular são recordações instantâneas ao se pensar na magnífica série de George Lucas. Mais importante nessa categoria do que ela no cinema, só mesmo...


1 - Ellen Ripley
Interpretada por Sigourney Weaver, em Alien, o Oitavo Passageiro, de Ridley Scott, e ainda melhor em Aliens, o Resgate, de James Cameron

Não poderia ser diferente. Alien chocou o mundo ao mostrar como última sobrevivente uma mulher (e nem venham reclamar de spoiler para um filme de mais de 30 anos), algo impensável na época. Ripley passou a ser a úncia adversária de verdade para os temíveis aliens. A interpretação de Weaver é tão marcante que ela se tornou uma das poucas pessoas a ser indicada ao Oscar por um papel de ficção científica. A definição de heroína do cinema.

Um comentário:

  1. a minha preferida é a Sarah Connor, de longe... e o mai slegal é que ela não só protege o filho como vc falou, mas cria ele pra ser o lider guerreiro da resistênica no futuro... mas acho que a transformação dela de mulher frágil a lutadora é o que mais me encanta!!! adoro a Ellen também claro, ela é fodíssima, mas ela já era um astronauta, uma pessoa mais propensa a virar uma guerreira.
    acho que a Sara devia ficar pelo menos no segundo lugar hein... hehehe
    tanto a Leia como a Clarice não são tão guerreiras... a Leia fica de vestido o tempo todo, e é resgatada no começo do filme (sorry), tipo princesa resgatada não dá pra ser heroína só porque atira tbm...
    no mais, adorei a postagem!!!
    bjo

    ResponderExcluir