Começa assim: a Academia anunciou, muitas surpresas apareceram, muitas indicações dadas como certas foram ignoradas, outras estavam garantidas mesmo. Pode parecer que na maior premiação do cinema, o roteiro é sempre igual - preencha as lacunas com os nomes dos indicados e ali está. Mas realmente é assim? O fato é que cada ano as lacunas mudam e essa diversidade é que dá todo o tom da festa. Um filme que poderia ser muito bem "a cara do Oscar" dez anos atrás não é exatamente assim hoje. Estruturando-se todo ano como uma corrida pelo ouro em que a única certeza é a de que não há certezas, a imprevisibilidade do Oscar é sua marca registrada. Talvez seja essa a característica em todo esse jogo - porque bem, é um jogo - que mais me atraia. O Oscar é um negócio, sim, para a indústria do cinema. Mas para nós, meros mortais que gostam da sétima arte, o truque é nunca deixar de se lembrar que a premiação é, antes de tudo, uma grande festa, uma diversão, em que muitos de nossos favoritos vão ser lembrados e honrados, o que é ótimo, mas muitos vão ficar pelo caminho.
Sim, eu sei, a maior parte das pessoas está chateada pela ausência de Tintim. Eu também estou. Muita gente está reclamando também da ausência de Ryan Gosling, Tilda Swinton, Michael Fassbender e Albert Brooks, o que é compreensível. Mas vejam bem, nem tudo foi decepção ou falta de coragem. Enfim podemos chamar Gary Oldman de "ator indicado ao Oscar", e acreditem, isso fez meu dia. Swinton pode ter saído infelizmente da disputa, mas temos Rooney Mara em seu lugar, uma atriz extremamente promissora. E a ausência de Os Homens que Não Amavam as Mulheres em várias categorias principais pode ser frustrante, mas quando imaginar que A Árvore da Vida entraria para história como indicado a Melhor Filme? E é nesse balanço de bons e maus momentos, erros e acertos, que o Oscar chega a seu octogésimo-quarto ano. Isso quer dizer alguma coisa.
Mas está na hora de listar e analisar as indicações, enfim:
Melhor filme
"Cavalo de guerra"
"O artista"
"O homem que mudou o jogo"
"Os descendentes"
"A árvore da vida"
"Meia-noite em Paris"
"História cruzadas"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Tão forte e tão perto"
Comentários: Choque do dia: a inclusão de Tão Alto e Tão Perto. A campanha do filme estava praticamente morta, mas ele ainda assim mostrou que tem seus fãs na Academia. E como já disse, A Árvore da Vida foi altamente inesperado, também. A omissão de Drive, queridinho dos críticos da temporada, também chama atenção. E Spielberg mostrou sua influência emplacando Cavalo de Guerra (já eu trocaria esse filme dele pelo outro, Tintim, em um piscar de olhos).
Melhor diretor
Michel Hazanavicius - "O artista"
Alexander Payne - "Os descendentes"
Martin Scorsese - "A invenção de Hugo Cabret"
Woody Allen - "Meia-noite em Paris"
Terrence Malick - "A árvore da vida"
Comentários: Hazanavicius, Payne, Scorsese e Allen eram as apostas de quase todos. A surpresa (positiva) foi Malick, sem dúvidas. Ainda acho uma categoria aberta, embora acredite que Hazanavicius leve.
Melhor ator
Demián Bichir - "A better life"
George Clooney - "Os descendentes"
Jean Dujardin - "O artista"
Gary Oldman - "O espião que sabia demais"
Brad Pitt - "O homem que mudou o jogo"
Comentários: Gary Oldman. Melhor surpresa da premiação desse ano. Quanto às omissões, Leonardo DiCaprio e Michael Fassbender foram chocantes para alguns, mas são compreensíveis. A crítica odiou J. Edgar e Shame é um filme extremamente pesado para o gosto da Academia.
Melhor ator coadjuvante
Kenneth Branagh - "Sete dias com Marilyn" (trailer ao lado)
Jonah Hill - "O homem que mudou o jogo"
Nick Nolte - "Warrior"
Max Von Sydow - "Tão forte e tão perto"
Christopher Plummer - "Toda forma de amor"
Comentários: A ausência de Albert Brooks por Drive foi a mais sentida. Já a inclusão de Von Sydow é a grande surpresa. Resta saber se ele pode ser um concorrente para Plummer valendo-se de uma trajetória bastante igual: ambos são veteranos de 82 anos nunca premiados pela Academia. Acho difícil Plummer perder, mas espere o inesperado.
Melhor atriz
Glenn Close - "Albert Nobbs"
Viola Davis - "Histórias cruzadas"
Rooney Mara - "Os homens que não amavam as mulheres"
Meryl Streep - "A dama de ferro"
Michelle Williams -"Sete dias com Marilyn"
Comentários: Única surpresa foi a ausência de Tilda Swinton. De resto, tudo como esperado.
Melhor atriz coadjuvante
Octavia Spencer - "Histórias cruzadas"
Bérénice Bejo - "O artista"
Jessica Chastain - "Histórias cruzadas"
Janet McTeer - "Albert Nobbs"
Melissa McCarthy - "Missão madrinha de casamento"
Comentários: Mais uma categoria sem surpresas. A única atriz que poderia ter entrado aí seria Shailene Woodley, e sua ausência pode ser mau sinal para os que acreditam em Os Descendentes. A nota legal é a inclusão de McCarthy por um papel de comédia - algo raro para o Oscar - e, é claro, Chastain, minha musa da temporada.
Melhor roteiro original
"O artista"
"Missão madrinha de casamento"
"Margin Call"
"Meia-noite em Paris"
"A separação"
Comentários: Única surpresa: Margin Call. E só O Artista derruba Woody Allen.
Melhor roteiro adaptado
"Os descendentes"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Tudo pelo poder"
"O homem que mudou o jogo"
"O espião que sabia demais"
Comentários: Nada de surpresas. Indicação de consolação para Tudo pelo poder.
Melhor animação
"A Cat in Paris"
"Chico & Rita"
"Kung Fu Panda 2"
"Gato de Botas"
"Rango"
Comentários: A ausência de Tintim se deve ao preconceito com a captura de movimentos, puro e simples. Rango está com o caminho aberto para o Oscar.
Melhor trilha sonora
"As aventura de Tintim" - John Williams
"O Artista" - Ludovic Bource
"A invenção de Hugo Cabret" - Howard Shore
"O espião que sabia demais" - Alberto Iglesias
"Cavalo de guerra" - John Williams
Comentários: Duas para John Williams, mas o favorito ainda é Bource.
Melhor canção original
"Man or Muppet", de "Os Muppets", música e letra de Bret McKenzie
"Real in Rio", de "Rio", música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett
Comentários: Duas indicações? Duas? Num ano com várias músicas interessantes em filmes? A Academia precisa realmente repensar essa categoria como um todo. No mais, aquele momento estranho em que Carlinhos Brown tem 50% de chances de ganhar um Oscar, na indicação surpresa para Rio.
Melhor maquiagem
"Albert Nobbs"
"Harry Potter"
"A dama de ferro"
Comentários: Quem mais vê a série Harry Potter levando uma estatueta de consolação em maquiagem levanta a mão junto comigo.
Melhor direção de arte
"O artista"
"Harry Potter"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Meia-noite em Paris
"Cavalo de guerra"
Comentários: Nada mesmo, indicações satisfatórias.
Melhor figurino
"Anonymous"
"O artista"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Jane Eyre"
"W.E."
Comentários: Não vou nem fingir que entendo alguma coisa dessa categoria.
Melhor fotografia
"O artista"
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"A árvore da vida"
"Cavalo de guerra"
Comentários: Muitos achavam que O espião que sabia demais iria aparecer aqui. No mais, grande escolha em indicar A Árvore da Vida. Pedir uma vitória é muito?
Melhor edição
"O artista"
"Os descendentes"
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"O homem que mudou o jogo"
Comentários: Os descendentes conseguiu uma indicação vital para permanecer na disputa. De resto, o esperado.
Melhor mixagem de som
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"O homem que mudou o jogo"
"Transformers: o lado oculto da lua"
"Cavalo de guerra"
Comentários: Inserção de Hugo Cabret aqui prova mais do que nunca que eles amaram o filme. Torço para qualquer coisa que não tenha Cavalo de Guerra ou Transformers no título.
Melhor edição de som
"Drive"
"Os homens que não amavam as mulheres"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Transformers: o lado oculto da lua"
"Cavalo de guerra"
Comentários: A indicação de consolação para Drive. E continuo torcendo para qualquer coisa que não tenha Cavalo de Guerra ou Transformers no título.
Melhores efeitos visuais
"Harry Potter"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Gigantes de aço"
"Planeta do macacos"
"Transformers: o lado oculto da lua"
Comentários: Talvez mais um prêmio para Harry Potter aqui, mas Hugo Cabret e Planeta dos Macacos ameaçam.
Melhor filme em língua estrangeira
"Bullhead" - Bélgica
"Footnote" - Israel
"In Darkness" - Polônia
"Monsieur Lazhar" - Canadá
"A Separação" - Irã
Comentários: Difícil apostar em qualquer coisa que não seja A Separação aqui.
E abaixo, as categorias que pouca gente conhece e eu admito que não estou qualificado para falar nada:
Melhor documentário (longa-metragem)
"Hell and Back Again"
"If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front"
"Paradise Lost 3: Purgatory"
"Pina"
"Undefeated"
Melhor documentário (curta-metragem)
"The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement"
"God Is the Bigger Elvis"
"Incident in New Baghdad"
"Saving Face"
"The Tsunami and the Cherry Blossom"
Melhor curta-metragem de animação
"Dimanche"
"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore"
"La Luna"
"A Morning Stroll"
"Wild Life"
Melhor curta-metragem
"Pentecost"
"Raju"
"The Shore"
"Time Freak"
"Tuba Atlantic"
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