
Interpretada por Pam Grier em Jackie Brown, de Quentin Tarantino
Quase uma anti-heroína e definitivamente uma das poucas negras a assumir uma posição assim em Hollywood, a personagem-título do filme mais sub-apreciado de Tarantino é também a personagem mais complexa de sua filmografia. E, com uma habilidade sem igual de dar uma volta na dupla de traficantes interpretada por Samuel L. Jackson e Robert De Niro, uma das mais legais também.

Interpretada por Anne Parillaud em Nikita, de Luc Besson
Um dos raros exemplos de heroína do cinema europeu que conquista outras partes do mundo, a fama da criminosa transformada em agente do governo foi tão grande que deu origem a dois seriados, um atualmente em exibição.
8 - Hit-Girl
Interpretada por Chloë Grace Moretz em Kicks-Ass, de Matthew Vaughn
A politicamente incorreta Hit-Girl se destaca nessa lista por, bem, além de ter 11 anos, ser também a única e exclusiva razão pela qual o protagonista de seu filme consegue se manter vivo. Criada pelo pai com um treinamento quase militar, ela torna Kick-Ass um filme ainda melhor.

Interpretada por Rooney Mara em Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de David Fincher
Sociopata, hacker e traumatizada por um histórico de abusos, Lisbeth Salander está longe de ser, por essência, uma pessoa encantadora. Mas seu senso de justiça e sua insubmissão a violência, em especial contra as mulheres, a tornam uma heroína de respeito.
6 - Yu Shu Lien
Interpretada por Michelle Yeoh em O Tigre e o Dragão, de Ang Lee
Lutadora marcial da China medieval, Yu Shu Lien é também muitas vezes o apoio e socorro que falta a Li Mu Bai, amigo e paixão de sua vida. Sua perícia na luta é uma das muitas graças desse belíssimo filme.
5 - Beatrix Kiddo, ou simplesmente A Noiva
Interpretada por Uma Thurman em Kill Bill, de Quentin Tarantino
Incansável em sua busca de vingança contra o Bill do título, seu ex-amante que ordenou seu assassinato, seus trajes, seu estilo de luta e sua determinação viraram rapidamente icônicos e conquistaram para ela um lugar de honra nessa lista.

Interpretada por Linda Hamilton em O Exterminador do Futuro, de James Cameron
De vítima indefesa a gradualmente protetora incondicional de seu filho e guerreira de sangue-frio, Sarah Connor é outra personagem dessa lista a dar origem a uma série de televisão, que tenta explorar um pouco da audácia dessa líder da resistência contra às máquinas.

Interpretada por Jodie Foster em O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme
Starling já teve várias releituras no cinema, mas a versão de Jodie Foster para a policial ainda é a melhor de todas. Enfrentando com coragem Hannibal Lecter e outro perigoso psicopata, Starling é uma das heroínas mais fortes e críveis do cinema.
2 - Princesa Leia
Interpretada por Carrie Fisher em Star Wars, de George Lucas
A primeira musa nerd é ainda uma das heroínas mais representativas do cinema. Sem medo de pegar em armas e entrar no meio da batalha, Leia e seu penteado particular são recordações instantâneas ao se pensar na magnífica série de George Lucas. Mais importante nessa categoria do que ela no cinema, só mesmo...
1 - Ellen Ripley
Interpretada por Sigourney Weaver, em Alien, o Oitavo Passageiro, de Ridley Scott, e ainda melhor em Aliens, o Resgate, de James Cameron
Não poderia ser diferente. Alien chocou o mundo ao mostrar como última sobrevivente uma mulher (e nem venham reclamar de spoiler para um filme de mais de 30 anos), algo impensável na época. Ripley passou a ser a úncia adversária de verdade para os temíveis aliens. A interpretação de Weaver é tão marcante que ela se tornou uma das poucas pessoas a ser indicada ao Oscar por um papel de ficção científica. A definição de heroína do cinema.
a minha preferida é a Sarah Connor, de longe... e o mai slegal é que ela não só protege o filho como vc falou, mas cria ele pra ser o lider guerreiro da resistênica no futuro... mas acho que a transformação dela de mulher frágil a lutadora é o que mais me encanta!!! adoro a Ellen também claro, ela é fodíssima, mas ela já era um astronauta, uma pessoa mais propensa a virar uma guerreira.
ResponderExcluiracho que a Sara devia ficar pelo menos no segundo lugar hein... hehehe
tanto a Leia como a Clarice não são tão guerreiras... a Leia fica de vestido o tempo todo, e é resgatada no começo do filme (sorry), tipo princesa resgatada não dá pra ser heroína só porque atira tbm...
no mais, adorei a postagem!!!
bjo