domingo, 22 de janeiro de 2012

Top 10: Canções de filmes

Música e cinema são artes que funcionam muito bem se complementando. Como já listei nos dois últimos tops 10, trilhas sonoras de qualidade e cheias de sentimento não faltam na sétima arte. Porém, a estratégia de se fazer uma canção para um filme específico nem sempre é a mais valorizada na máquina do cinema. Poucos filmes em um ano que não são animações ou musicais apresentam canções especificamente pensadas e escritas para si. Ainda assim, ao longo do tempo algumas músicas conseguiram ganhar destaque junto ao filme em que surgiram e se tornaram quase icônicas, de forma que ao pensar no filme seu tema seja a primeira coisa que venha à mente. Muitas pessoas odeiam isso, é verdade. Alegam que as canções feitas para um longa normalmente não têm a mesma qualidade que outras produções musicais. Preconceitos e implicâncias a parte, a lista de hoje apresenta 10 canções que merecem destaque por complementar tão bem a obra em que estão inseridas.

É importante ressaltar: a lista contém apenas canções que foram escritas especificamente para o filme que as popularizou. É inegável que I'll Always Love You faz todo mundo pensar rapidamente em O Guarda-Costas, mas a música é muito mais antiga que o filme e foi apenas regravada por Whitney Houston. Para ser justo, tive que fazer uma omissão importante: não esperem encontrar Unchained Melody por Ghost aqui. Sim, a canção foi escrita para um filme, mas um da década de 1950. Ghost popularizou, mas a canção não foi construída para o longa.

Sem mais demora, vamos à lista:

10 - Mentes Perigosas
Música: Gangsta's Paradise (Escrita por Coolio, Douglas Rasheed e Larry Sanders, interpretada por Coolio, com samples de Stevie Wonder)

Enquanto Michelle Pfeiffer faz sua própria caminhada pelo vale das sombras e da morte como uma professora de um colégio público americano, a canção de Coolio ilustra perfeitamente a vida no subúrbio de uma grande cidade dos Estados Unidos. E sua entrada, um sample de Stevie Wonder, é simplesmente clássica.



9 - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Música: Into the West (Escrita por Fran Walsh, Howard Shore e Annie Lennox, interpretada por Annie Lennox)

Impossível encerrar a saga do Anel de maneira mais emocional. Annie Lennox nos transporta para o próprio último capítulo da saga de Tolkien, com suas luzes sobre a água, o chamado das gaivotas e a travessia das almas ao Oeste.



8 - A Dama de Vermelho
Música: I Just Called to Say I Love You (Escrita e interpretada por Stevie Wonder)

Stevie Wonder escreveu para o filme uma das melhores canções de amor já feitas, completa na simplicidade de sua letra e imensidão de sentimento.



7 - 8 Mile: Rua das Ilusões
Música: Lose Yourself (Escrita por Eminem, Luis Resto e Jeff Bass, interpretada por Eminem)

O filme biográfico de Eminem pode até ser um tanto quanto pretensioso, mas vou confessar que gostei. E Lose Yourself fez história como o primeiro hip hop a ganhar o Oscar - com justiça, já que é muito boa.



6 - Butch Cassidy
Música: Raindrops Keep Falling on My Head (Escrita por Burt Bacharach e Hal David, interpretada por B.J. Thomas)

É impressionante como uma canção tão leve como esta conseguiu se encaixar tão bem em um faroeste. Tão bem, aliás, que se tornou uma das mais famosas do cinema.



5 - Top Gun
Música: Take My Breath Away (Escrita por Giorgio Moroder e Tom Whitlock, interpretada por Berlin)

Canção clássica da Sessão da Tarde de um filme clássico da Sessão da Tarde. Mais do que isso, uma das músicas mais famosas dos anos 1980 - e com cara de anos 1980.



4 - Dirty Dancing
Música: (I've Had) The Time of My Life (Escrita por Franke Previte, John DeNicola e Donald Markowitz, interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes)

Mais um clássico da Sessão da Tarde e trilha do que talvez seja a dança mais famosa do cinema e uma das cenas finais mais icônicas de uma geração.



3 - Titanic
Música: My Heart Will Go On (Escrita por James Horner e Will Jennings, interpretada por Celine Dion)

Precisa mesmo de descrição? Alguns amam, outros odeiam, eu acho que a música não é tão ruim quanto alguns pintam nem tão épica quanto outros clamam. Mas um fato é certo: é só entrar o solinho de flauta que já vem alguém abrir os braços e gritar "Eu sou o rei do mundo".



2 - Filadélfia
Música: Streets of Philadelphia (Escrita e interpretada por Bruce Springesteen)

Filadélfia é forte candidato a filme mais triste de todos os tempos. A canção de Springsteen, por sua vez, é candidata a música mais triste de todos os tempos. Junte a atuação monstruosa de Tom Hanks à letra matadora de Springsteen e faça força para não chorar.



1 - O Mágico de Oz
Música: Over the Rainbow (Escrita por Harold Arlen e E.Y. Harburg, interpretada por Judy Garland)

A música mais antiga da lista é também sua número 1. Esse fato já diz tudo sobre a importância cultural da canção para o cinema. O caso mais antigo e mais perfeito de associação de música tema e obra.

0 comentários:

Postar um comentário