domingo, 1 de janeiro de 2012

Top 10: Trilhas sonoras de filmes


E depois de um curto recesso de fim de ano, estamos de volta!

E, conforme combinado, domingo é dia de Top 10. Para ser exato, esse mês de janeiro será temático, e o tema é nada menos que a música no cinema. Hoje, começaremos falando de trilhas sonoras de filmes. É importante observar que não estou incluindo filmes de animação aqui. Não é preconceito, pelo contrário: a riqueza musical nos filmes de animação é tão grande que eles ganharão uma lista própria, semana que vem. Também é importante deixar claro que essa seleção não foi fácil. Eu faria de boa vontade um top 100, mas a intenção aqui está longe de ser essa.

A única regra para a lista de hoje: me limitei a escolher UMA trilha sonora, no máximo, por compositor, para ser justo. Isso foi necessário para garantir a diversidade da lista. E vale lembrar que, como tudo no Top 10 desse blog, as escolhas são gostos pessoais meus. Logo, não se irrite se não encontrar sua trilha favorita aqui.

10 - Cinzas do Paraíso (Ennio Morricone)

Uma trilha sutil, mas intensa, torna o melhor filme de Terrence Malick em algo ainda mais belo.



9 - Beleza Americana (Thomas Newman)

Embalando os delírios de Kevin Spacey e o cotidiano de um subúrbio americano, a bela trilha de Thomas Newman é uma das melhores do cinema moderno.



8 - Gladiador (Hans Zimmer e Lisa Gerrard)

Com influências que vão da música africana ao new age do Dead Can Dance de Lisa Gerrard, a trilha de Gladiador é uma viagem no tempo de tirar o fôlego.



7 - Trilogia Senhor dos Anéis (Howard Shore)

A trilha de um dos maiores épicos do cinema não fica para trás, alternando momentos extremamente empolgantes com passagens de encher os olhos de lágrimas.



6 - O Exorcista (Jack Nitzsche e Mike Oldfield)

O primeiro filme de terror da lista tem uma das trilhas sonoras mais marcantes e inesquecíveis do gênero. Os primeiros segundos do tema principal já são o bastante para dar um frio na espinha.



5 - Coração Valente (James Horner)

O filme de Mel Gibson pode até ser dividir opiniões, mas sua trilha sonora, que recria a música tradicional galesa e faz uso extensivo das belíssimas gaitas de fole, é uma unanimidade.



4 - E o Vento Levou (Max Steiner)

A trilha sonora mais clássica do cinema não poderia faltar nesse Top 10. Até quem não viu, conhece, e convenhamos, essa posição histórica é bastante justa.



3 - Dança com Lobos (John Barry)

O Velho Oeste americano, a vida junto aos índios, uma paisagem de tirar o fôlego. John Barry mostra porque foi um dos compositores mais geniais - e é um dos que mais deixaram saudades - de Hollywood.



2 - Psicose (Bernard Herrman)

Uma trilha que dispensa apresentações, num filme que dispensa apresentações. Além disso, é provavelmente a mais parodiada de todos os tempos (junto com Carruagens de Fogo).



1 - Star Wars (John Williams)

O primeiro lugar não podia ser de outro compositor. Minha única dúvida era: por qual filme? No final, pareceu bastante lógico para mim. Sem dúvidas, a melhor e mais épica trilha sonora de todos os tempos.



0 comentários:

Postar um comentário