sexta-feira, 30 de março de 2012

O que Prometheus, de Ridley Scott, nos reserva

Já se vão 30 anos desde que Ridley Scott dirigiu Blade Runner. O filme viria a se tornar um ícone da ficção científica nas três décadas posteriores, mas Scott nunca mais voltaria a fazer algum trabalho no gênero. Na verdade, Scott se tornou uma lenda do sci-fi mesmo tendo dirigido apenas dois filmes nesse estilo, o outro sendo Alien. O fato engraçado é que isso não indica uma sobrestimação do diretor. Esses dois filmes, junto com 2001, Star Wars e uns poucos outros formam o panteão da ficção científica. Ainda que o trabalho de Scott tenha se mostrado bastante irregular nos últimos anos, alternando alguns filmes muito bons com outros pura e simplesmente dispensáveis ou precipitados, sua marca para o cinema já foi garantida. Isso faz com que o tão anunciado retorno de Scott ao gênero que o consagrou, programado para o meio deste ano, seja ainda mais ansiado. Prometheus já ganhou pôster, data de estreia (8 de junho), teve elenco e sinopse divulgados, mas ainda está mantendo escondida a maior parte de suas cartas, o que não só é natural, como estimula bastante discussões ao redor de si.

Os primeiros rumores anunciavam que Prometheus seria uma prequel a Alien, mas essas especulações gradualmente foram desmentidas. Por fim, descobriu-se que, segundo o próprio Scott, o longa será apenas um antecessor indireto a Alien, situando as duas obras num mesmo universo, mas sem uma conexão mais avançada. Alguns elementos em comum são óbvios: Michael Fassbender interpretará um androide, uma das marcas da série de ficção e terror - e mote central de Blade Runner, é claro -, e a trama mostra o homem começando a ganhar distâncias mais além no espaço. No centro do enredo está a descoberta de um mapa  estelar entre achados arqueológicos de uma variedade de sociedades da Antiguidade. Uma equipe embarca na nave Prometheus para seguir as indicações do mapa, buscando respostas para mistérios que podem estar por trás das origens da própria humanidade. Porém, eles acabam se deparando com algo maior do que imaginavam, e mais perigoso. No elenco estão ainda Noomi Rapace, Charlize Theron e Guy Pearce.

Impossível dizer o quanto estou empolgado para esse filme. Como fã de Alien, Blade Runner e Ridley Scott, esse novo trabalho do diretor é aguardado com expectativa. Ainda levo fé na capacidade de Scott de entregar um bom filme, apesar de algumas decepções recentes. No mais, o trailer é fantástico, e dá indicações de que os efeitos e a fotografia serão dignos de nota. É com o trailer, justamente, que encerro este post. Assistam e tirem sua próprias conclusões. Enquanto isso, esperamos junho chegar...

0 comentários:

Postar um comentário