domingo, 15 de janeiro de 2012

Top 10: Trilhas sonoras de animações

Depois de uma pausa por razões técnicas, o Top 10 temático de janeiro está de volta. E conforme prometido, o tema de hoje é trilhas sonoras de animações. Desenhos animados no cinema são famosos por suas trilhas sonoras quase sempre espetaculares e grandes compositores ficaram conhecidos por seus trabalhos no gênero (em especial dentro da Disney/Pixar, as maiores referências em animação). Considerando tanta riqueza musical, espero que essa lista consiga honrar toda a tradição das animações.

Ah, e pra domingo que vem, o tema também já é certo: canções feitas para filmes que marcaram época. Façam suas apostas.

A lista você pode conferir aqui embaixo:

10 - A Viagem de Chihiro (Joe Hisaishi)

A Viagem de Chihiro foi responsável por introduzir as animações japonesas para muita gente no Ocidente. Sua trilha consegue fazer jus a grandeza do filme e mostra como os japoneses são também grandes compositores.



9 - Procurando Nemo (Thomas Newman)

Thomas Newman é um dos maiores compositores contemporâneos. Em Procurando Nemo, ele consegue criar um balanço perfeito para um filme cujo pano de fundo é o mar.



8 - Pocahontas (Alan Menken)

A lenda americana a respeito da bela índia recebe a trilha sonora de Alan Menken, o compositor clássico da Disney na década de 1990.



7 - Como Treinar Seu Dragão (John Powell)

O melhor filme da Dreamworks é também o com a trilha sonora mais bonita do estúdio. John Powell ganhou fama em 2010 ao compor alguns dos temas mais maravilhosos do ano.



6 - Fantasia (Vários compositores, orquestra conduzida por Leopold Stokowski)

Um dos filmes mais "excêntricos" da Disney (para não dizer bizarro), Fantasia entra nessa lista mais por sua importância histórica, já que a trilha sonora do filme é basicamente uma adaptação de vários compositores clássicos.



5 - O Castelo Animado (Joe Hisaishi)

O Japão e Hisaishi voltam a aparecer nesta adaptação do romance da saudosa Diana Wynne Jones para as telas do cinema.



4 - A Bela e a Fera (Alan Menken)

A Bela e a Fera pode ser a animação que define o que são os desenhos animados tradicionais da Disney. Sua trilha, também, é uma das mais clássicas e essenciais do gênero.



3 - O Rei Leão (Hans Zimmer)

Porém, não posso negar que minha animação clássica da Disney favorita é O Rei Leão. Sua trilha sonora é de ninguém menos do que Hans Zimmer, e merece estar no pódio dessa lista.



2 - WALL-E (Thomas Newman)

O trabalho que Thomas Newman faz em WALL-E é algo inexplicável. Uma trilha que, de todas as formas, vale mais do que mil palavras.



1 - Up - Altas Aventuras (Michael Giacchino)

Somente uma palavra define Giacchino e seu trabalho em Up: genialidade. O topo desse lista é de Up, sem questionamentos. Aproveitem.

3 comentários:

  1. Sem a música tema do Toy Story?? XP
    Tirando isso, excelente lista. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toy Story quase chegou lá. Mas a questão é que associo a trilogia a canções específicas (You've Got a Friend in Me, We Belong Together), mais do que à trilha sonora como um todo. Mas Toy Story ainda vai aparecer em um Top 10...

      Excluir
  2. Michael Giacchino é, depois do John Williams, meu compositor favorito. A trilha sonora de Medal of Honor (ok, não é um filme/animação) é fantástica. Up, Altas Aventuras chegou num ápice, digno de produção da Pixar.

    A cena Married Life é uma das mais conhecidas do filme. E, certamente, a mais emocionante. E a música tem um grande papel nisso. Semana passada vi a cena sem a música e não é a mesma coisa.

    ResponderExcluir