domingo, 4 de março de 2012

Top 10: Bons atores, filmes ruins

Existem muitos bons atores trabalhando no cinema atual ainda hoje. É verdade que, ao pensarmos no cenário como um todo, costumamos nos ater primeiro ao que têm saído de pior nos últimos anos, o que às vezes cria uma sensação de que a indústria do cinema está prezando cada vez menos pela qualidade. O fato é que a indústria nunca esteve tão grande e fazendo tantos filmes, logo existe mais terreno para filmes ruins brotarem por aí. Isso não muda o fato de que muita coisa boa é feita todos os anos. Porém, voltando ao ponto do início deste texto, os filmes ruins dos últimos tempos não costumam contar apenas com atores menos conhecidos e de qualidade duvidosa em seu elenco. Com essa indústria tão inchada, fatalmente bons atores costumam entrar em ciladas. Até aí, tudo bem. Isso acontece desde sempre. Desde sempre atores bons fazem, ocasionalmente, uma bomba ou outra. Mas parece que existem atores que têm o condão de fazer as piores escolhas possíveis para sua carreira. A lista de de hoje é justamente sobre esses atores. Os dez "agraciados" seguiram o mesmo padrão: são atores reconhecidos, já fizeram um número consistente de bons trabalhos, mas que, apesar disso, fazem escolhas pavorosas e que mancham seu currículo que poderia ser impecável. Confira abaixo dez nomes que precisam de um novo agente com urgência:

10 - Dustin Hoffman

Vencedor de 2 Oscars, 3 Baftas, 5 Globos de Ouro e 1 Emmy, Dustin Hoffman é um dos atores mais prestigiados e queridos de Hollywood. Contudo, algumas de suas últimas escolhas de papéis foram simplesmente incompreensíveis para alguém com seu status. E essa tendência de atores lendários fazendo filmes terríveis, como vocês logo vão perceber, está bastante na moda...

Fez bonito em:
Rain Man, Todos os Homens do Presidente, Perdidos na Noite, A Primeira Noite de um Homem, Kramer Vs. Kramer, Tootsie, etc.

Mas também fez...:
Entrando Numa Fria Maior Ainda, Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família, A Loja Mágica de Brinquedos, Esfera.

9 - Angelina Jolie

No fim da década de 1990, com um Oscar de atriz coadjuvante, Jolie era uma das atrizes mais promissoras de Hollywood. É verdade que ela teve boas atuações na última década, mas parece que a vida pessoal da atriz chama cada vez mais atenção que seus papéis no cinema.

Fez bonito em:
Garota, Interrompida, O Preço da Coragem, A Troca, Gia, etc.

Mas também fez...:
Tomb Raider e suas continuações e genéricos, O Turista, Alexandre, Amor Sem Fronteiras.

8 - Halle Berry

Halle Berry fez história ao se tornar a primeira (e até o momento, única) atriz negra a ganhar o Oscar de melhor atriz. Porém, ela tem se mostrado um exemplo claro da chamada maldição do Oscar, onde o ator se limita a escolher papéis fracos após levar a estatueta. Uma pena para Berry.

Fez bonito em:
A Última Ceia, Febre da Selva, Coisas que Perdemos pelo Caminho, X-Men, etc.

Mas também fez...
Mulher-Gato, Na Companhia do Medo, Noite de Ano-Novo, 007: Um Novo Dia Para Morrer.

7 - Samuel L. Jackson

Depois de se lançar ao mundo em Pulp Fiction, Samuel L. Jackson se tornou um dos atores mais ativos em Hollywood, fazendo vários filmes ao ano. Infelizmente, quantidade não é qualidade e Jackson acabou misturando bons momentos com participações realmente lamentáveis.

Fez bonito em:
Pulp Fiction, Jackie Brown, Corpo Fechado, Shaft, Jogada de Risco, etc.

Mas também fez...:
Serpentes a Bordo, 1408, Jumper, XXX 2, Do Fundo do Mar.

6 - Tom Hanks

Ah, Tom Hanks. Um dos melhores atores dos últimos tempos, destaque absoluto da década de 1990, vencedor de dois Oscars consecutivos... e ainda assim, uma última década pavorosa em matéria de filmes. Enquanto espero por um papel que faça honra ao status desse grande ator, só resta lamentar algumas de suas últimas investidas no cinema...

Fez bonito em:
Filadélfia, Forrest Gump, Quero Ser Grande, O Terminal, O Resgate do Soldado Ryan, Náufrago, Apollo 13, erc.

Mas também fez...:
O Código da Vinci, Anjos e Demônios, Larry Crowne, A Fogueira das Vaidades.

5 - Diane Keaton

A primeira musa de Woody Allen, Diane Keaton atuou em alguns dos melhores filmes da década de 1970 e nos anos seguintes manteve um padrão de boas atuações. Embora ela ainda apareça esporadicamente em bons papéis, a última década se mostrou bastante amarga para ela, contudo.

Fez bonito em:
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Manhattan, O Poderoso Chefão, Reds, Alguém Tem que Ceder, etc.

Mas também fez...:
Minha Mãe Quer que Eu Case, Tudo em Família, Não Quero Ser Grande, Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro.

4 - Ben Kingsley

Revelado na década de 1980 em Ghandi, Kingsley se tornou um dos atores mais talentosos de sua geração. Mas parece que nos últimos anos a necessidade de pagar as contas falou mais alto e o ator se envolveu em algumas furadas bem grandes. Como dizem por aí, não tá fácil pra ninguém.

Fez bonito em:
Ghandi, A Lista de Schindler, Casa de Areia e Névoa, Sexy Beast, A Invenção de Hugo Cabret, etc.

Mas também fez...:
Príncipe da Pérsia, BloodRayne, O Guru do Amor, Guerra S./A.

3 - Christopher Walken

Com seu rosto marcante, voz particular e presença notável, Walken se tornou um dos atores mais conhecidos (e imitados) de Hollywood. Porém, o ator já admitiu que possui a política de nunca rejeitar um papel, o que obviamente rendeu alguns momentos muito ruins para sua carreira.

Fez bonito em:
O Franco-Atirador, Prenda-me Se For Capaz, Pulp Fiction, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, etc.

Mas também fez...:
Contato de Risco, Penetras Bons de Bico, Canguru Jack, Batman: O Retorno.

2 - Robert De Niro

É completamente dispensável apresentar Robert De Niro. O ator é o responsável por simplesmente algumas das melhores atuações de todos os tempos do cinema. Infelizmente, não se pode dizer o mesmo de sua participação em alguns filmes recentes. Parece que com a idade, De Niro entrou para o time que simplesmente quer se divertir e não tem mais pretensões no cinema. Infelizmente, o resultado acaba não sendo nada divertido.

Fez bonito em:
Touro Indomável, Taxi Driver, O Poderoso Chefão 2, O Franco-Atirador, Caminhos Perigosos, Os Bons Companheiros, Cabo do Medo, etc.

Mas também fez...:
Entrando Numa Fria Maior Ainda, Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família, Noite de Ano-Novo, As Aventuras de Alceu e Dentinho, As Duas Faces da Lei.

1 - Al Pacino

Quase tudo que disse sobre De Niro logo acima, poderia ser dito de Al Pacino. Um dos atores mais talentosos de todos os tempos, Al Pacino tem levado seus últimos filmes de maneira despretensiosa e feito escolhas de papéis cada vez mais espantosas. Com um currículo tão vasto no cinema, talvez teria sido melhor uma aposentadoria discreta...

Fez bonito em:
Um Dia de Cão, O Poderoso Chefão, Perfume de Mulher, O Pagamento Final, Serpico, Scarface, etc.

Mas também fez...:
Cada Um Tem a Irmã Gêmea que Merece, Contato de Risco, Anti-Heróis, As Duas Faces da Lei.

4 comentários:

  1. Alguém que não foi mencionado e praticamente destruiu a carreira por filmes que não valeram a pena --mesmo!-- foi Nicholas Cage!
    Após WTC, nossa... só salvou Motoqueiro Fantasma (em parte).

    ResponderExcluir
  2. SuperMini, acho que a questão é que a lista era para atores BONS... rsrsrs.

    Acho que tinha que ter um 11º lugar reservado para o Denzel Washington. Para mim ele é o campeão de filmes ruins, sendo ele um bom ator.

    ResponderExcluir
  3. Acho o Nicolas Cage tão inconstante quanto os papéis que faz, então o considero um caso à parte. Mas é um ponto interessante.

    ResponderExcluir
  4. Cadê o Mel Gibson? ultimamente é só derrota!

    ResponderExcluir